Audiência Pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal marca os 60 anos da Administração no Brasil e projeta o futuro da profissão

Na noite desta terça-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco da Audiência Pública “Desafios dos 120 Anos de Administração – 60 Anos de Legado, 60 Anos de Futuro”, promovida pela administradora e Deputada Distrital Paula Belmonte, com apoio institucional do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF).

Durante a audiência, debateu-se sobre a ocupação indevida em cargos de gestão e administrativos, e a exclusividade dos administradores nos concursos públicos, com foco na valorização dos profissionais formados em Administração e na necessidade de que cargos públicos – especialmente em saúde, educação e segurança – sejam ocupados por administradores qualificados.

A composição da mesa teve autoridades e representantes do setor público e privado. Presidindo os trabalhos estava a Deputada Paula Belmonte, ao seu lado, o Presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Adm. Hélio Queiroz; o senhor Presidente da Comissão de segurança da CLDF, Deputado João Cardoso; o representante do Conselho Federal de Administração, Filipe Coelho; o CEO da empresa RS Gestão Empresarial, Sr. Ricardo Salerno; o Escritor e Auditor Fiscal, Adm. Manoel Albuquerque; a Diretora de Relações Institucionais do CRA-DF, Admª Andrea Antinoro; o Diretor de Administração e Finanças do CRA-DF, Ivan Calderon; e o Diretor de Fiscalização do CRA-DF e Subsecretário de Saúde do Distrito Federal, Rodrigo Vidal.

Estiveram presentes na Audiência participantes da área acadêmica e estudantes, destacando a participação de profissionais registrados e conselheiros do CRA-DF.

A deputada Paula Belmonte ressaltou a importância da Audiência para a valorização da Administração, enfatizando o papel estratégico dos administradores na construção de políticas públicas que impactem positivamente a sociedade.

Em conversa com o Presidente do CRA-DF, administrador Hélio Queiroz, ele destacou que o evento reforça o papel transformador da Administração na construção de um futuro mais ético, moderno e eficiente para a gestão pública e privada.

A iniciativa reafirma a importância de profissionais formados em Administração para a gestão eficiente do setor público e necessidade de políticas públicas que reconheçam e valorizem esses profissionais, ressaltando o papel transformador da Administração.

A diretora de Relações Institucionais do CRA-DF, administradora Andréa Antinoro, considerou a Audiência Pública um marco para refletir sobre o legado da Administração e projetar os desafios e avanços da profissão para os próximos 60 anos. Ela ressaltou o papel estratégico dos administradores na construção de uma sociedade mais eficiente, ética e inovadora, defendendo que esses profissionais sejam cada vez mais valorizados e respeitados, tanto na gestão pública quanto na iniciativa privada.

A Audiência Pública integra as ações do CRA-DF para reforçar seu compromisso com a valorização da profissão e a construção de uma gestão cada vez mais moderna, ética e eficaz.