Registro Profissional Secundário

O Registro Profissional Secundário é aquele concedido aos profissionais registrados em outra unidade da Federação e que também pretendem exercer a profissão no Distrito Federal, porém, mantendo o registro principal no local de origem.

Como se registrar?

Para requerer o seu registro secundário e obter a Carteira de Identidade Profissional, o interessado deverá acessar os Serviços Online, fazer o Pré-cadastro Profissional.

Prazo médio: 10 (dez) dias

Como acompanhar minha solicitação?

Para acompanhar sua solicitação, o interessado deverá acessar os Serviços-Online e clicar em consular.

O registro profissional é o cadastramento dos bacharéis em Administração, dos tecnólogos e outros bacharéis em determinada área da Administração junto aos CRAs, mediante requerimento ao presidente do Conselho e pagamento de taxas e anuidade. Com isso, é possível se habilitar legalmente ao exercício da profissão de Administrador e obter o registro e a Carteira de Identidade Profissional – CIP, com o compromisso de cumprir fielmente o Código de Ética Profissional do Administrador.

 

O registro profissional é concedido aos portadores de diplomas de cursos de Bacharelado em Administração e de Tecnologia e Bacharelado em determinada área da Administração, devidamente reconhecidos pelo MEC.

 

Ele é concedido, também, aos concluintes de cursos que ainda não obtiveram o diploma, mediante a apresentação de certificado de conclusão do curso, emitido pela Instituição de Ensino em que se graduaram.

 

Os registros obtidos nos CRAs são definitivos. Porém, os profissionais que o obtiverem sem o diploma, receberão a Carteira de Identidade Profissional – CIP com validade limitada a até dois anos devendo, dentro deste prazo, apresentar o diploma para receber a carteira definitiva.

Observações:

  • Caso o Administrador com Registro Secundário no CRA-DF solicite a transferência do Registro Principal para o Distrito Federal, o Registro Secundário será automaticamente alterado para Principal.
  • O Registro Secundário gera um novo número de registro.
  • O valor da anuidade do Registro Secundário será 50% do valor da anuidade do Registro Principal.