No dia 17 de março de 2025, em sessão extraordinária, o CRA- DF realizou reunião plenária extraordinária, com pauta exclusiva, para deliberação das denúncias publicizadas em veículos de comunicação sobre o episódio de suposto assédio moral e sexual, ocorrido dentro da instituição, envolvendo o Conselheiro ex-Vice-Presidente Geraldo Torrecillas. O ocorrido foi formalizado junto às autoridades policiais pelas seis mulheres, as quais são funcionárias do CRA-DF.
O Colegiado, composto por Conselheiros efetivos, votaram em unanimidade pelo afastamento das funções de conselheiro titular do Administrador Torrecillas, até que as apurações sejam concluídas. Ressaltamos que essa ação busca garantir condições isentas para a apuração dos fatos, com total respeito às partes.
A sessão extraordinária foi realizada no mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, momento em que revivemos as batalhas travadas por gerações de bravas mulheres que galgaram importantes vitórias no decurso deste século em prol da igualdade, do respeito, do reconhecimento profissional, dentre diversas outras bandeiras de iguais importâncias.
Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a justiça e o respeito à dignidade humana, e atuaremos com ações efetivas para coibir tais práticas, sobretudo, responsabilizar os envolvidos, de modo a assegurar que os princípios da integridade, da equidade e do devido processo legal sejam preservados.
Nossa luta contra o assédio é coletiva e inegociável. Não nos calaremos diante de qualquer violação dos direitos fundamentais.