Encontro de gerações da Administração encerra Erpa Centro-Oeste 2025

O professor honorário e renomado palestrante mundial, Adm. Idalberto Chiavenato, encerrou a programação do evento, nesta sexta-feira (8/8), com a palestra “Empreendedorismo na área de Recursos Humanos”.

O passado, o presente e o futuro da Administração, juntos, no palco do Encontro de Profissionais de Administração da Região Centro-Oeste do Brasil 2025, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O professor honorário e renomado palestrante mundial, Adm. Idalberto Chiavenato, encerrou a programação do evento, nesta sexta-feira (8/8), com a palestra “Empreendedorismo na área de Recursos Humanos”.

“Quando eu comecei a minha carreira, empreender em RH significava abrir uma consultoria de recrutamento e seleção. Hoje, significa algo muito mais amplo, profundo. Ouso dizer, mais revolucionário. Empreender em RH, hoje, não é apenas criar um negócio relacionado a pessoas, é criar soluções que transformam, fundamentalmente, como as organizações se relacionam com o elemento mais complexo e valioso que existe nelas: o ser humano.”

Chiavenato é autor de 53 obras referenciais sobre Administração e Gestão de Pessoas, adotadas em instituições de ensino no Brasil e em outros 22 países. Atualmente, o professor ocupa a Cadeira Imortal nº 48 da Academia Brasileira de Ciências da Administração. No ano passado, recebeu o título de Administrador Emérito, consagrando-se como uma das maiores autoridades contemporâneas na área.

“Durante décadas, vimos tecnologia como ferramenta de eficiência para fazer mais, mais rápido e mais barato”.

Ao lado de uma das maiores referências mundiais em Administração, recursos humanos, estratégia e comportamento organizacional estava o neto, o Adm. Lucas Chiavenato. Especializado em Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Comércio Digital, Lucas tem a missão de transformar o legado Chiavenato em educação disruptiva, criando plataformas inovadoras que impulsionam o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Segundo ele, pesquisas e análises identificaram as 12 forças transformadoras que estão mudando completamente a ótica do RH, sendo a inteligência artificial a mais esmagadora da nova era.

“83% das empresas brasileiras já relataram que têm, estão implantando ou vão implementar inteligência artificial até o final de 2025”, destacou.

A segunda grande força transformadora do RH, segundo Lucas, se refere aos ecossistemas de trabalho adaptativos, com sistemas flexíveis de trabalho, seguidas por outras forças relacionadas ao bem- estar. Ainda sobre IA, o neto de Idalberto Chiavenato destacou o número de empregos que será impactado pela tecnologia até 2030, com consequências diretas no número de postos que vão sumir do mercado de trabalho.

“92 milhões de empregos estão previstos para desaparecer até 2030. Esse é um dado do Fórum Econômico Mundial. Ao mesmo tempo, 170 milhões novos empregos estão surgindo. Qual é o saldo? Positivo, têm mais empregos surgindo do que empregos sendo extintos. Mas será que nós estamos com as competências adequadas para esses novos empregos?”, indagou.

Transformações de arquiteturas das experiências humanas e impactos da transformação geracional sobre novos estilos de liderança também foram pontos da palestra de encerramento do Erpa Centro-Oeste 20225.


Sobre o evento


O ERPA Centro-Oeste é promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul e pelo Conselho Federal de Administração, com apoio dos CRAs de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O encontro, que marca o ano do Jubileu de Diamante da Administração, reúne profissionais, acadêmicos e empresários de todo país em Campo Grande.

 

Fonte: CFA