Seminário de Qualidade do Ensino de Administração Discute Inovações na Formação e o Mercado de Trabalho do Profissional do Futuro

Na manhã desta terça-feira (10), o Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com os Conselhos Regionais do Distrito Federal (CRA-DF) e do Espírito Santo (CRA-ES), promoveu o III Seminário Nacional de Qualidade do Ensino de Administração. O evento reuniu especialistas, acadêmicos e lideranças do setor para debater o tema: “Desafios da academia na formação do profissional de Administração e o mercado de trabalho do profissional do futuro”.

Com foco nas transformações do mercado e nas novas demandas formativas da área, em um momento de intensas mudanças tecnológicas e comportamentais, o seminário teve como objetivo principal discutir caminhos para alinhar a formação dos futuros administradores às exigências do mercado, que demanda cada vez mais profissionais com competências digitais, visão estratégica, capacidade de adaptação e compromisso com a ética e a sustentabilidade.

A mesa de abertura foi composta pelo Vice-Presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, o Presidente do CRA-DF, Adm. Hélio Queiroz, o Conselheiro pelo CRA-ES, Adm. Manoel Carlos, com a participação online do Presidente do CFA, Leonardo Macedo e do Presidente da ANGRAD, Adm. Edson Sadao.

Durante o encontro, foram apresentados painéis sobre os desafios da academia na formação do profissional de Administração e sobre o mercado de trabalho do profissional do futuro, com a presença do Diretor de Avaliação da Educação Superior Substituto – INEP/MEC, Rogério Dentello e da Coordenadora de Instrumentos de Avaliação e Gestão de Avaliadores Substituta, Juanita Rodrigues Martins, como mediadora estava a profª e Conselheira Federal pelo CRA de Santa Catarina, Admª Isabela Muller. A composição do segundo painel foi formada pelo Diretor de Formação Educação do CFA, Júlio Rezende, a professora Cátia Horts (CEO do Grupo RHOPEN) e o professor, Conselheiro Federal pelo Espirito Santo e membro da Câmara de Formação e Educação, Manoel Carlos.

A programação também incluiu debates sobre metodologias ativas de aprendizagem, uso de inteligência artificial no ensino e o papel do ensino híbrido na qualificação dos estudantes.

O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, destacou em sua fala de abertura a importância de manter o ensino da Administração conectado à realidade das organizações e atento às transformações globais. “É preciso formar profissionais que estejam preparados não só para os desafios técnicos, mas também para liderar com responsabilidade e inovação”, afirmou.

Representando o CRA-DF, o presidente Hélio Queiroz reforçou a relevância da aproximação entre os Conselhos e as instituições de ensino. “Nossa missão é zelar pela qualidade da formação e pela inserção de administradores competentes no mercado. Estar presente nesse debate é um dever institucional”, pontuou.

Também estiveram no evento, o Diretor de Desenvolvimento Profissional do CRA-DF, Sebastião Vitalino, com a Coordenadora de área, Juliana Solidade, além da Coordenadora de Relações Institucionais, Michelle Moura e o Superintendente do Conselho do DF, Valter Fernando. Na oportunidade, foi entregue pelo Conselheiro Domingos Spezia, em nome do CRA-DF, uma menção honrosa ao Diretor Júlio Rezende, pela sua atuação como Administrador e pelas iniciativas voltadas à educação e valorização do profissional de Administração.

O seminário foi um momento favorável para estreitar laços entre academia, setor produtivo e órgãos reguladores, fortalecendo o papel dos Conselhos Regionais na promoção de um ensino de excelência e alinhado às necessidades da sociedade.

Assessoria de Comunicação do CRA-DF